sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Litha


geralmente eu escrevo c/ minha próprias palavras mas hj to meio sem tempo pois vou viajar
mas eu li esse texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Litha ta bem completinho e fácil de entender
tb estava lendo sobre Aine, pois em sabás se fala muito no Deus, mas essa face da Deusa tb é associada ao solstício de verão

Mitologia Irlandesa
- Áine: Deusa do amor, da fertilidade e do verão. Rainha dos reinos feéricos dos Tuatha de Danann, conhecida como "Cnoc Áine" (Monte de Áine) é a soberana da terra e do sol, associada ao solstício de verão, às flores e as fontes de água. Áine (Enya) - filha de Manannán Mac Lir - representa a luz brilhante do verão. Como uma Deusa solar, podia assumir a forma de uma égua vermelha.
http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Deuses_Celtas

Aine de Knockaine, como é chamada, é uma deusa Solar irlandesa. Associada ao Solstício de Verão, no hemisfério norte, sobreviveu na forma de uma Fada Rainha. O seu nome significa prazer, alegria, esplendor.
Na mitologia, Aine é irmã da Rainha dos Elfos, Grian. E há uma lenda que diz que ela tinha o poder de se transformar tanto num cisne branco quanto numa égua vermelha, que ninguém conseguia alcançar.
Essa deusa também ajudava os viajantes perdidos nos bosques. Para pedir ajuda, bastava bater três vezes no tronco de uma árvore que tivesse flores brancas.
Sempre que se sentir perdido em algum lugar, procure uma árvore com flores brancas. Bata no tronco e chame por Aine.
http://naedelagartaaborboleta.blogspot.com.br/2012/02/conselho-do-oraculo-sagrado-da-deusa.html

Aine, também conhecida como Aine de Knockaine, é uma Deusa Irlandesa que encerra em si várias faces. Ela é vista como a Deusa da Lua, padroeira das colheitas e do gado. É associada ao festival Midsummer, tendo como imagem a Deusa do amor e da fertilidade. Segunda a lenda ela foi a responsável por atribuir o seu doce perfume aos prados.
No entanto é também conhecida como a Deusa das fadas, sendo um dos seus símbolos a égua vermelha, assim como o ganso, o cisne branco ou o gado. Por vezes pode ser identificada com a Deusa Anu, grande Deusa mãe Irlandesa. Mas é normalmente associada a Grian, Deusa dos Elfos, como sua irmã gémea, partilhando entre si a roda do ano. O seu nome significa alegria, prazer, luminosidade.
http://unicorniodadeusa.blogspot.com.br/2012/08/deusa-aine.html

Filha do deus Owell e filha adotiva do deus do mar, Manannan, Áine é das deusas do céu e rainha das fadas irlandesa. Como divindade, viaja pelo espaço e, em sua homenagem, se celebra a festa da noite de verão, transformada mais tarde na festa de São João. É também a Patrona de Munster, conhecida como Knockayne. É a deusa da fertilidade, do amor, do amanhecer, do sol e do fogo, caracterizada por inspirar paixão nos seres humanos. Era também. Além disto era a deusa do milho e do gado. Diz a lenda que o rei de Munster, Aillill Ollum, enlouquecido de amor por ela, tentou violenta-la. Áine o matou com sua magia. Por causa disto ela adotou a regra de nunca ter sexo com homens grisalhos. Depois disto apaixonou-se por Finn Mac Cunhhall, porém um feitiço deixou seus cabelos grisalhos. Áine, mesmo apaixonada, se manteve fiel a seus princípios. De vez em quando seduzia homens mortais para que fossem a seu palácio, imerso debaixo do lago. Costuma sentar-se numa pedra, conhecida como "a cadeira de parto", penteando seu longo cabelo louro com um pente dourado. Esta visão enlouquecia os homens de paixão, e os mesmos não sossegavam até vê-la novamente. Segundo outra lenda, teve um filho com um humano, Fitzgerald.
http://www.seuhistory.com/deuses/panteao/celta/aine.html

acho q ta bom né gente? feliz litha ^^ e felz yule pra qm roda pelo norte

Nenhum comentário: